sábado, 29 de agosto de 2015

Orientação Educacional

APRENDENDO A ESTUDAR...
Orientadora Educacional: Maria  Irene serafim de Souza

Abaixo encontram-se algumas dicas simples para que você adquira um bom hábito (rotina) de estudos para as últimas provas.

Estudar exige vontade, atenção, esforço e determinadas técnicas que podem tornar mais eficaz o seu trabalho:

Na sala de aula, acompanhe com a máxima atenção a explicação e as instruções do professor, identifique o assunto que vai estudar, tome nota das principais informações, esclareça todas as dúvidas e aponte as instruções para o trabalho de casa.

• Na sala de aula, participe do diálogo de forma positiva, acompanhe as intervenções dos colegas, intervenha a propósito, solicite permissão para falar e não hesite em intervir com receio de errar.

• Utilize corretamente os seus instrumentos de trabalho, nunca se esqueça deles, mantenha-os bem cuidados e com os registros em dia.
Preparação para uma avaliação

Antes da avaliação:-Procure dormir bem; Estude com tempo. Poderá assim tirar todas as dúvidas; Seja autoconfiante, o medo excessivo é um obstáculo ao êxito escolar; Faça previamente um plano de estudo dos conteúdos e reserva, para a véspera da avaliação, a revisão final; Volte a ler os sublinhados do texto, as anotações e os apontamentos para consolidar os teus conhecimentos.

Durante a realização da avaliação:

-Leia todo o enunciado da prova antes de responder, pois poderá tomar as atitudes mais corretas quanto à distribuição do tempo e à forma de organização das respostas.

-Distribua o tempo pelas várias perguntas, tendo o cuidado de deixar os últimos 5 ou 10 minutos para uma leitura/revisão das respostas.

-Faça uma lista de tópicos antes de começar a responder. Em seguida, ordene-os de forma lógica e coerente e só depois, elabore a resposta.

-Comece a responder às perguntas mais simples e fáceis. Em caso de dificuldade, não se deixe bloquear. Passe, de imediato, a outra questão.

-Cuide a caligrafia, pois a legibilidade de um texto facilita a sua avaliação.

Após a entrega/correção da avaliação:

-Quaisquer que sejam os resultados, consulte seu material e responda às questões que você teve maior dificuldade. Recorra de novo ao professor se ainda tiver alguma dúvida.

-Face a uma classificação insuficiente, não encare o resultado com derrotismo. Assuma a responsabilidade e, sobretudo, consciencialize-se da necessidade de trabalhar mais e melhor. Confie em você e não desanime.

-Se você obteve uma boa classificação, orgulhe-se do resultado, mas não o encare com triunfalismo. Continue a trabalhar, pois saiba que esse é o caminho para o êxito.

COMO ESTUDAR EM CASA:

*Estabeleça um horário de estudo e não se afaste dele.

*Escolha um lugar sossegado, silencioso, arejado, bem iluminado. Não estude deitado e verifique se todo o material de que precisa está à mão.

*Ao final de cada tarefa, levante e dê uma voltinha por alguns minutos. Isso ajuda a descansar a mente e o corpo. Depois, retorne ao trabalho.

*Todo dia, você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria às vésperas da prova.

*Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo, o estudo deve ser comparado às atividades profissionais de seus pais: como qualquer adulto, você tem que trabalhar todos os dias. Estudar é seu trabalho.

* Estudo também tem limites. Exercício físico, repouso e diversão são fatores que mantêm a mente alerta e saudável. Procure dormir de 8 a 10 horas por dia.

Horário de Estudo

De acordo com o teu horário escolar e outras atividades, é vantajoso elaborar e cumprir um horário de estudo.

Quando você se sentir cansado e já com falta de atenção, é preferível fazer um pequeno intervalo.

Estude todos os dias um pouco e vá fazendo revisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário