sábado, 29 de agosto de 2015

Muito interessante este artigo -

Orientação Educacional - Por Camila dos Santos, Denise de Oliveira e Elisiane Haas*
Sáb, 13 de julho de 2013
O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Apesar de integrar a equipe gestora, trabalha diretamente com os alunos, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal
RESUMO: O presente artigo visa refletir sobre os aspectos que envolvem a orientação educacional; as características e funções do orientador educacional; como deve funcionar e se organizar o S.O.E. e os objetivos da orientação educacional.

PALAVRAS-CHAVE: orientação educacional – função do serviço de orientação educacional – suporte teórico do orientador educacional.
                           
O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Apesar de integrar a equipe gestora, trabalha diretamente com os alunos, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal. Neste trabalho conta com o auxílio dos professores para compreender o comportamento dos estudantes e agir positivamente em relação a estes.
O orientador educacional atua também na realização e organização da proposta pedagógica da escola, ale de manter uma relação dialética com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis pelos alunos.
O compromisso efetivo do orientador é com a formação permanente no que diz respeito aos valores e atitudes, sempre analisando de forma crítica e indicando caminhos.
O papel do orientador, muitas vezes é suprido por outros profissionais dentro da escola, porém não deve ser confundido como uma dimensão terapêutica de atendimento, suprida pelos psicólogos escolares. O orientador irá trabalhar com o que diz respeito às escolhas, relações e vivências dentro e fora da escola.
Para que tudo isso ocorra de forma concreta, o profissional da orientação educacional deve ter suporte teórico, para poder conhecer a realidade e a partir daí, transforma-la. Para isto, deve estar sempre pesquisando, fazendo leituras e buscando o conhecimento teórico, bem como analisar constantemente a sua práxis. A partir disto, pode intervir na prática pedagógica, subsidiando os professores com novos conhecimentos, promovendo a formação dos mesmos. Assim o orientador favorece a melhoria do ensino e das condições da aprendizagem.
Além do forte suporte teórico, o orientador deve conhecer a legislação que regulamenta e escola para saber dos limites e possibilidades de sua atuação, bem como auxiliar na solução de problemas encontrados no ambiente escolar. É imprescindível o conhecimento da LDB, Estatuto da Criança e do Adolescente, o regimento da escola, a proposta pedagógica da escola, o regulamento interno bem como outros suportes, tais como PCNs e PRCs.
O trabalho do orientador educacional está pautado no aluno, no professor e na escola, por isso é necessário que se tenha uma boa organização visando uma atuação eficaz.  Esta organização refere – se ao material que a orientação educacional precisa ter, a fim de poder manter a seu serviço em funcionamento, como fichas individuais dos alunos problemas, fichas de funcionários, fichas aluno e família, questionários, testes, textos, livro de registro do S.0.E. (Serviço de Orientação Educacional) ,  registros outros que permitam obter dados a respeito dos educandos e de outras pessoas que no decorrer dos anos passaram pelo S.0.E., e registrá-los adequadamente, para que possam ser utilizados quando necessários. A orientação educacional precisa ter um bom arquivo e com todos os trabalhos executados devidamente registrados, para que os mesmos sirvam também de material de reflexão para os próximos planejamentos.
Um elemento fundamental para toda a vida da orientação educacional é a observação, que consiste em obter dados a respeito do funcionamento da escola em todos os seus aspectos. A observação estende-se também, à vida social, à comunidade, para que os dados recolhidos sejam incluídos nos planejamentos de ação da orientação educacional.
O Serviço de Orientação Educacional exerce sua função de várias formas, sendo que uma delas é a de atendimento individual que tem por finalidade atender educando com dificuldades maiores em relação aos estudos, ao ajustamento escolar, familiar e social. Destina-se a atender educandos que são encaminhados ou os educandos que espontaneamente procuram o S.0.E., destina-se, pois, a assistir os educandos mais carentes, de maneira pronta e continuada, na esperança de que esses educandos possam, o quanto antes integrar-se ou reintegrar- se plenamente na vida escolar
O aconselhamento também é uma atividade de muita responsabilidade para a orientação educacional; daí a necessidade de ser exercida com base em dados suficientes para cada caso e cada tipo de aconselhamento. Tudo devidamente registrado em livro próprio e na agenda pessoal, dados que são sigilosos e só dizem respeito ao orientador educacional e à Direção por ser a autoridade máxima na Unidade Escolar.
A função de relacionamento é outra de alta responsabilidade para a orientação educacional, uma vez que muito do sucesso de suas atividades vai depender dessa função. São condições básicas para o bom desempenho de suas atividades profissionais. Desta forma percebe-se que é essencial manter um ótimo relacionamento com a Direção, professores, funcionários, alunos e família.
O orientador educacional deve sempre estar consciente de que orientar não é transmitir soluções, mas despertar e orientar o espírito crítico, não é formar para manter determinadas estruturas sociais e econômicas, mas para transformá-las no sentido de maior humanidade e justiça.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Orientador Educacional.  Revista Nova Escola nº 160, março de 2003.

*Camila Loureiro Dos Santos é habilitada em Magistério pelo  Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, bacharel e licenciada em Educação Física pela Unijuí, pós-graduada em Gestão e Organização da Escola pela Unopar e professora de Educação Infantil na pré-escola da Rede Municipal de Ijuí no IMEAB desde 1999. 
Denise Siekierski De Oliveira
Elisiane Froner  Haas



Nenhum comentário:

Postar um comentário