SOE, O que é isso?

O Serviço de Orientação Educacional - SOE é um serviço de apoio que visa assessorar a equipe diretiva e a coordenação pedagógica, contribuindo na integração da comunidade escolar de forma preventiva e educativa, auxiliando no desenvolvimento integral de seus membros em consonância com os objetivos propostos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, bem como busca a coerência entre teoria e prática educacional, respeitando os princípios e concepções do Regimento Escolar.
Atua diretamente com os pais, professores  e alunos que apresentam dificuldades nas áreas afetiva, cognitiva e social, realizando encaminhamentos/acompanhamentos necessários, juntamente aos órgãos governamentais disponíveis no âmbito Municipal, Estadual e/ou Federal, a depender da situação específica. Dentre os quais destacamos o Conselho Tutelar e o CRAS, na busca de alternativas para minimizar dificuldades pedagógicas, investigando as implicações sociais, cognitivas e emocionais da defasagem de aprendizagem.
Realiza, ainda, acompanhamento sistemático à pais e responsáveis que necessitam de aconselhamento e orientação, procurando manter contato com os mesmos.
Bimestralmente  participa, juntamente com professores, alunos e coordenação pedagógica e equipe diretiva, do Conselho de Classe Participativo, visando encontrar alternativas em conjunto para a solução de problemas de cada turma. 
A Orientadora Educacional Maria Irene Serafim de Souza atua na EEM Liceu do Crato- Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias nos turnos Manhã e Noite.