sábado, 29 de agosto de 2015

O ORIENTADOR FRENTEÀ FÁBULA DE SOLIDARIEDADE


Por Suelene Soares Maia


O orientador educacional supera as dificuldades com ânimo e persistência, mesmo sabendo que espinhos há de encontrar. Jamais desiste. Planta ao seu redor a semente do otimismo e da bondade. Com a finalidade de que no futuro colha os frutos do amor e da alegria.

            O orientador é aquele que coloca mais um tijolo na construção de um mundo mais humano, cria novos laços de união entre todos, não deixa que a chama do amor, da fé e do otimismo se apagar.  Mas é aquele que acende a luz da esperança.

            O orientador educacional, não é aquele que cruza os braços para as injustiças. Porém, vê sempre no seu próximo o semblante do filho de Deus. Acredita na capacidade, na fortaleza, na bondade, na sabedoria e no Espírito Santo que habita em cada um.

            O Orientador Educacional preocupa-se com a saúde mental e trabalha com as relações interpessoais no contexto escolar.

Não desanima jamais diante das dificuldades, pede sabedoria a Deus quando encontra pedras em seu caminho, segue adiante se desviando dos espinhos, ora segue por caminhos íngremes, ora por corredeiras, caminhando incansavelmente.

            Quando necessário curva-se diante de seus erros, porém avança sempre em frente, torna-se cada vez mais um vencedor. Tem a plena consciência que é a luz que ilumina a sua comunidade escolar.

Não percebe maldade nos outros, não aceita as injustiças e luta para que a verdade triunfe. Age como a fábula do beija-flor que despertou através de seu esforço, a colaboração de todos para salvar a floresta.

            O Orientador Educacional acredita que a amizade é uma conquista que não se compra e não tem preço é um bem natural do coração. Portanto ele é um agente de transformação para semear um mundo de justiça, de paz, de amor, de solidariedade e de união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário