quarta-feira, 2 de março de 2016

PLANO DE AÇÃO DO SOE

Vou postar nas páginas independentes um plano de ação que orientou meu trabalho em 2010. O objetivo é auxiliar quem está chegando na profissão, mas não é uma regra e cada realidade exige um determinado tipo de intervenção. Hoje sou uma orientadora mais amadurecida e , com certeza, muita coisa mudaria neste plano de trabalho. 
Para quem está começando agora, eu recomendo inicialmente, alguns passos:
1° Ler tudo sobre a escola: Regimento Interno, Projeto Político Pedagógico, Instruções Normativas e Portarias da rede;
2° Observar atentamente o bioma escolar, para verificar como ocorrem as interações e trocas de energia;
3° Procurar saber sobre o resultado da escola em anos anteriores para identificar possíveis focos de problemas que demandam ação a longo prazo;
4° Conhecer os alunos, conversar com eles;
5° Conhecer os professores, conversar com eles, verificando suas expectativas;
6° Se há outro orientador, que está a mais tempo na escola, conheça o trabalho dele e busque sua parceria;
7° Com base em sua pesquisa elabore seu plano de ação;
8° Converse com a direção e marque uma reunião para apresentar seu plano de trabalho e sua linha de ação;
9° Revise seu plano bimestralmente;
10° Procure estar atento para que as urgências não coloquem tudo a perder, busque o equilíbrio entre ações imediatas, mas não tão importantes a longo prazo e ações de importância a longo prazo, mas que, às vezes, terminam por não serem feitas por falta de tempo.

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