terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aprenda a fazer perguntas poderosas e positivas

“Arriscar na vida é saltar para o abismo e construir suas asas durante a descida.”

( Jack Canfield) 

Perguntar é um poderoso princípio de sucesso, mas poucos o dominam. O medo de ser rejeitado muitas vezes nos paralisa. As pessoas temem ouvir não. Porém, essa atitude revela uma rejeição a si mesmo, antes que qualquer um tenha a chance de fazê-lo, você mesmo trata de encerrar qualquer possibilidade.
Não parta do pressuposto de que vai receber um não. Arrisque-se a perguntar o que precisa e quer. Se as pessoas disserem não, você não perde nada. E, se disserem sim, você ficará em uma situação melhor.
Quando você se arrisca a pedir, pode acabar conseguindo um aumento, uma doação, uma data de entrega mais conveniente, uma extensão de prazo ou mesmo férias antecipadas.
Existem dicas interessantes e  específicas para fazer perguntas e obter o que você deseja.
Aqui seguem algumas dicas básicas:
  
1-Pergunte esperando conseguir o que deseja. Mantenha uma expectativa positiva. Pergunte como se você soubesse que vai conseguir o que deseja e que a resposta vai ser sim.
2-Assuma que você vai ser bem sucedido. Não comece a fazer nada achando que não vai dar certo. Se for assumir alguma coisa, que seja a de que vai obter algo melhor- a mesa perto da janela, a bolsa de estudos, o aumento de salário, etc.
3- Descubra a pessoa responsável. Qualifique a pessoa : “Com quem devo falar para obter…” “Quem está autorizado a decidir…” “O que precisa acontecer para que eu consiga …”
4-Seja claro e específico. Quando você quer que algo aconteça, nada de “em breve” ou “quando for conveniente”. Ofereça datas e horas específicas.” Nada de “Quero passar com você algum tempo nesse fim de semana”.  Diga: ”Gostaria de convidá-la para jantar e ir ao cinema no sábado à noite”. Não diga: “Quero um aumento”, mas “Quero um aumento de R$500,00”.
5- Repita os pedidos .Um dos princípios básicos do sucesso é a persistência. Ao convidar outras pessoas para participar de qualquer projeto em conjunto, certamente vai se defrontar com várias negativas. As pessoas talvez tenham outras possibilidades, compromissos e razões para não participar. Não deixe que isso o chateie. O segredo é não desistir. Porque, ao insistir, aumentam suas chances de receber um sim.

  *Se quiser ser bem sucedido, você precisa aprender a lidar com a rejeição ela é parte natural da vida. Para superar a sensação negativa de não ser escolhido para o time, de não passar no vestibular, de não ser eleito, de não conseguir a promoção que deseja ou de ser despedido, você deve entender que a rejeição é um mito -só existe na sua cabeça. Pense bem, se convidar alguém para jantar e a pessoa disser não, lembre-se de que nada mudou, você não tinha mesmo companhia para jantar, ou seja, não há nada a perder quando se pergunta ou se pede alguma coisa.
  Em algum lugar, alguém está esperando por você e suas ideias. Basta continuar tentando até obter um sim. ”O QUE VOCÊ QUER,QUER VOCÊ.”


Alessandra Sudre Coach
Texto adaptado do livro ‘”Os princípios do sucesso’” de Jack Canfield.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário