quarta-feira, 16 de maio de 2012

SOS Professor - Ambiente Procedimental

Toda profissão tem o seu passo a passo, o seu sistema, os seus procedimentos, e o profissional só pode ser chamado de excelente quando domina esse passo a passo, o sistema e os procedimentos. Pois são eles que garantem o resultado esperado. Para garantir que o aprendizado aconteça (o resultado esperado), é preciso lançar mão de procedimentos para organizar o ambiente onde ocorrerá o aprendizado.
Nas últimas postagens já falamos sobre o que é e o que não é gerenciamento da sala de aula, e também falamos sobre procedimentos para a sala de aula. Talvez você conheça alguém que já tenha dito: "não preciso de processo nenhum, quando algo dá errado envio o aluno para o (a) Coordenador (a) ou para o Diretor (a) " e está resolvido. Quando o Educador, por motivos banais,  envia o aluno para a Coordenação ou para a Direção está passando uma imagem negativa de  si mesmo para várias pessoas:
Aluno: o aluno vê que o Professor não tem autoridade para resolver;
Outros alunos: a sala vê que o Professor não soube resolver a questão;
Coordenador/Diretor: que o Professor não dispõe de conhecimento/competência para controlar/gerenciar a sala de aula;
Colegas: os outros Professores vêem que o colega perdeu o controle da sala;
Pais: que o Professor não sabe colocar ordem na classe.
Por isso, da próxima vez que alguém disser que resolve a questão do gerenciamento da sala de aula enviando o aluno, por motivos banais, para a Coordenação, você já sabe que esse professor não está conseguindo atingir o resultado esperado com os alunos e se você consegue ver isso, tenha a certeza que a Coordenação, a Direção e os Pais também estão vendo.
Convidamos você a colocar no papel quais são os seus processos atuais para:
- Entrada/saída/intervalo/ida ao banheiro
- Tarefas de sala/ tarefas de casa/ trabalhos de pesquisa/trabalhos em grupo
- Quando o aluno chega atrasado/quando chega cedo
- Quando vem sem uniforme/quando traz algo que não era para trazer
- Quando o aluno perde algum material
- Quando alguém é acusado de roubo na sala de aula
- Quando alguém fala mentiras
- Quando o aluno briga ou sofre agressão (verbal ou física)
- Quando ocorre reunião de pais
- Em quais situações é permitido enviar o aluno para a Coordenação
- Em quais situações é enviado bilhete aos Pais
- Em quais situações os Pais são chamados na escola

Depois de listar cada situação, liste também as soluções, e veja se o resultado esperado para cada uma delas é atingido. Implemente os novos procedimentos, ensinando os alunos, fazendo os ajustes e reforçando sempre até que se torne um hábito para eles determinados comportamentos.
Haverá situações em que o aluno DEVE ser enviado para a Coordenação e/ou Direção. Para saber em quais situações isso deverá ocorrer, pergunte a Coordenação e/ou Direção, pois cada Escola tem procedimentos próprios quanto a esta questão.
Lembre-se você brilha quando faz com competência e organização além do que lhe é pedido.

Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

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