SOS Professor - Estratégias para a Sala de Aula: "O Problema não é a Disciplina"
Todos
os dias os Professores estão às voltas em preparar o Plano de Aula ou o
Semanário com as aulas a serem dadas naquela semana. As tarefas são
planejadas, os materiais são separados. Ele crê que ao fazer desse modo,
os alunos aprenderão, e se algo der errado simplesmente aplica a
disciplina.
Então...
Algo dá errado e os problemas aparecem. O Professor procura preparar a
aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a
atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando
que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de
disciplina. Mas, no dia seguinte o ciclo repete-se e o Professor
continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos. O problema
é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as
suas salas de aula. Se os procedimentos de gerenciamento de sala de aula
fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala
desapareceria e mais tempo sobraria para ensinar.
Você
entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula,
naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender a
atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente. Se você ainda não
criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as
tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho
em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entregas de trabalhos e
tarefas, apresentação de seminários, procedimentos para quando um aluno
finaliza as tarefas antes de todos e um sem número de outras situações
que necessitam de novos procedimentos, então lhe digo que quem controla a
sala de aula não é você e sim os seus alunos. Eles é que de fato estão
gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles querem.
Um
Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois
ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da
sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado
possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado
na execução das tarefas.
Gerenciamento
da Sala de Aula e Disciplina não são as mesmas coisas. O Professor não
disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum
aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que
a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não
garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão
concentrados na realização das tarefas.
- DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
- PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
- DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
- PROCEDIMENTOS: não existe punição e nem recompensas
A
grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de
comportamento`, nada tem a ver com indisciplina. O problema número um
na educação não é a falta de disciplina, é a falta de procedimentos e
rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder
na sala de aula. Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do
Professor é necessário que o mesmo se manifeste criando os procedimentos
e rotinas para o bom funcionamento da aula.
PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES ?
Os
alunos aceitam prontamente a ideia de ter um conjunto bem definido de
procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos
eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do
tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo. Quando os
procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na
organização e realização das atividades. Como resultado surgem os
comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar
ordem no ambiente. Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação
ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está
intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala
de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de
aula.
Roseli Brito (Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach)
Nenhum comentário:
Postar um comentário