SOS Professor - Ambiente Físico
O
efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das
estratégias de 4 áreas, que aqui chamamos de os 4 Pilares do
Gerenciamento da Sala de Aula:
- Pilar no. I: Ambiente Físico
- Pilar no. I: Ambiente Físico
- Pilar no. II: Ambiente Emocional
- Pilar no. III: Ambiente Instrucional
- Pilar no. IV: Ambiente Procedimental
Hoje trataremos do Pilar número 1: Ambiente Físico.
Você
deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o
efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da
Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade
do dia dele é natural que esse espaço tenha importância.
Lembra,
que anteriormente falamos que o objetivo do gerenciamento da sala de
aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na
tarefa e aprendendo?
Pois
bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para
atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão
contribuir para esse aprendizado.
Aqui vão algumas dicas para você observar:
- as salas são bem ventiladas
- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura
- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento)
- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras
- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas
-
os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem
que mandar sempre alguém buscá-los? Ou ainda pior, deixa a sala sozinha
e vai
você buscar?
você buscar?
- os ambientes são decorados e alegres?
- os ambientes são limpos e convidativos?
- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência?
- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida?
- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo?
- há espaço adequado para o lanche?
- a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir?
Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente. Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.
Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário