Sáb, 13 de julho de 2013
RESUMO: O presente artigo visa refletir sobre os
aspectos que envolvem a orientação educacional; as características e
funções do orientador educacional; como deve funcionar e se organizar o
S.O.E. e os objetivos da orientação educacional.
PALAVRAS-CHAVE: orientação educacional – função do serviço de
orientação educacional – suporte teórico do orientador educacional.
O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a
formação pessoal de cada estudante. Apesar de integrar a equipe gestora,
trabalha diretamente com os alunos, auxiliando-o em seu desenvolvimento
pessoal. Neste trabalho conta com o auxílio dos professores para
compreender o comportamento dos estudantes e agir positivamente em
relação a estes.
O orientador educacional atua também na realização e organização da
proposta pedagógica da escola, ale de manter uma relação dialética com a
comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis
pelos alunos.
O compromisso efetivo do orientador é com a formação permanente no
que diz respeito aos valores e atitudes, sempre analisando de forma
crítica e indicando caminhos.
O papel do orientador, muitas vezes é suprido por outros
profissionais dentro da escola, porém não deve ser confundido como uma
dimensão terapêutica de atendimento, suprida pelos psicólogos escolares.
O orientador irá trabalhar com o que diz respeito às escolhas, relações
e vivências dentro e fora da escola.
Para que tudo isso ocorra de forma concreta, o profissional da
orientação educacional deve ter suporte teórico, para poder conhecer a
realidade e a partir daí, transforma-la. Para isto, deve estar sempre
pesquisando, fazendo leituras e buscando o conhecimento teórico, bem
como analisar constantemente a sua práxis. A partir disto, pode intervir
na prática pedagógica, subsidiando os professores com novos
conhecimentos, promovendo a formação dos mesmos. Assim o orientador
favorece a melhoria do ensino e das condições da aprendizagem.
Além do forte suporte teórico, o orientador deve conhecer a
legislação que regulamenta e escola para saber dos limites e
possibilidades de sua atuação, bem como auxiliar na solução de problemas
encontrados no ambiente escolar. É imprescindível o conhecimento da
LDB, Estatuto da Criança e do Adolescente, o regimento da escola, a
proposta pedagógica da escola, o regulamento interno bem como outros
suportes, tais como PCNs e PRCs.
O trabalho do orientador educacional está pautado no aluno, no
professor e na escola, por isso é necessário que se tenha uma boa
organização visando uma atuação eficaz. Esta organização refere – se ao
material que a orientação educacional precisa ter, a fim de poder
manter a seu serviço em funcionamento, como fichas individuais dos
alunos problemas, fichas de funcionários, fichas aluno e família,
questionários, testes, textos, livro de registro do S.0.E. (Serviço de
Orientação Educacional) , registros outros que permitam obter dados a
respeito dos educandos e de outras pessoas que no decorrer dos anos
passaram pelo S.0.E., e registrá-los adequadamente, para que possam ser
utilizados quando necessários. A orientação educacional precisa ter um
bom arquivo e com todos os trabalhos executados devidamente registrados,
para que os mesmos sirvam também de material de reflexão para os
próximos planejamentos.
Um elemento fundamental para toda a vida da orientação educacional é a
observação, que consiste em obter dados a respeito do funcionamento da
escola em todos os seus aspectos. A observação estende-se também, à vida
social, à comunidade, para que os dados recolhidos sejam incluídos nos
planejamentos de ação da orientação educacional.
O Serviço de Orientação Educacional exerce sua função de várias
formas, sendo que uma delas é a de atendimento individual que tem por
finalidade atender educando com dificuldades maiores em relação aos
estudos, ao ajustamento escolar, familiar e social. Destina-se a atender
educandos que são encaminhados ou os educandos que espontaneamente
procuram o S.0.E., destina-se, pois, a assistir os educandos mais
carentes, de maneira pronta e continuada, na esperança de que esses
educandos possam, o quanto antes integrar-se ou reintegrar- se
plenamente na vida escolar
O aconselhamento também é uma atividade de muita responsabilidade
para a orientação educacional; daí a necessidade de ser exercida com
base em dados suficientes para cada caso e cada tipo de aconselhamento.
Tudo devidamente registrado em livro próprio e na agenda pessoal, dados
que são sigilosos e só dizem respeito ao orientador educacional e à
Direção por ser a autoridade máxima na Unidade Escolar.
A função de relacionamento é outra de alta responsabilidade para a
orientação educacional, uma vez que muito do sucesso de suas atividades
vai depender dessa função. São condições básicas para o bom desempenho
de suas atividades profissionais. Desta forma percebe-se que é essencial
manter um ótimo relacionamento com a Direção, professores,
funcionários, alunos e família.
O orientador educacional deve sempre estar consciente de que orientar
não é transmitir soluções, mas despertar e orientar o espírito crítico,
não é formar para manter determinadas estruturas sociais e econômicas,
mas para transformá-las no sentido de maior humanidade e justiça.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Orientador Educacional. Revista Nova Escola nº 160, março de 2003.
*Camila Loureiro Dos Santos é habilitada em
Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente
Koehler, bacharel e licenciada em Educação Física pela Unijuí,
pós-graduada em Gestão e Organização da Escola pela Unopar e professora
de Educação Infantil na pré-escola da Rede Municipal de Ijuí no IMEAB
desde 1999.
Denise Siekierski De OliveiraElisiane Froner Haas
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