domingo, 29 de julho de 2012

Você tem alunos que ” se acham a última bolacha do pacote? ” . E colegas de trabalho dentro da Escola que se acham o ” supra-sumo” e que portanto não admitem serem cobrados, orientados ou advertidos, pois sabem demais ?
Recentemente a Revista Época publicou um artigo entitulado ” Por que a Educação moderna criou adultos que se comportam como bebês”, o qual reproduzimos abaixo.
Os alunos do 3º ano de uma das melhores escolas de ensino médio dos Estados Unidos, a Wellesley High School, em Massachusetts, estavam reunidos, numa tarde ensolarada no mês passado, para o momento mais especial de sua vida escolar, a formatura. Com seus chapéus e becas coloridos e pais orgulhosos na plateia, todos se preparavam para ouvir o discurso do professor de inglês David McCullough Jr. Esperavam, como sempre nessas ocasiões, uma ode a seus feitos acadêmicos, esportivos e sociais. O que ouviram do professor, porém, pode ser resumido em quatro palavras: vocês não são especiais. Elas foram repetidas nove vezes em 13 minutos. “Ao contrário do que seus troféus de futebol e seus boletins sugerem, vocês não são especiais”, disse McCullough logo no começo. “Adultos ocupados mimam vocês, os beijam, os confortam, os ensinam, os treinam, os ouvem, os aconselham, os encorajam, os consolam e os encorajam de novo. (…) Assistimos a todos os seus jogos, seus recitais, suas feiras de ciências. Sorrimos quando vocês entram na sala e nos deliciamos a cada tweet seus. Mas não tenham a ideia errada de que vocês são especiais. Porque vocês não são.” 
O que aconteceu nos dias seguintes deixou McCullough atônito. Ao chegar para trabalhar na segunda-feira, notou que havia o dobro da quantidade de e-mails que costumava receber em sua caixa postal. Paravam na rua para cumprimentá-lo. Seu telefone não parava de tocar. Dezenas de repórteres de jornais, revistas, TV e rádio queriam entrevistá-lo. Todos queriam saber mais sobre o professor que teve a coragem de esclarecer que seus alunos não eram o centro do universo. Sem querer, ele tocara num tema que a sociedade estava louca para discutir – mas não tinha coragem. Menos de uma semana depois, McCullough fez a primeira aparição na TV. Teve de explicar que não menosprezava seus jovens alunos, mas julgava necessário alertá-los. “Em 26 anos ensinando adolescentes, pude ver como eles crescem cercados por adultos que os tratam como preciosidades”, disse ele a ÉPOCA. “Mas, para se dar bem daqui para a frente, eles precisam saber que agora estão todos na mesma linha, que nenhum é mais importante que o outro.”
A reação ao discurso do professor McCullough pode parecer apenas mais um desses fenômenos de histeria americanos. Mas a verdade é que ele tocou numa questão que incomoda pais, educadores e empresas no mundo inteiro – a existência de adolescentes e jovens adultos que têm uma percepção totalmente irrealista de si mesmos e de seus talentos. Esses jovens cresceram ouvindo de seus pais e professores que tudo o que faziam era especial e desenvolveram uma autoestima tão exagerada que não conseguem lidar com as frustrações do mundo real. “Muitos pais modernos expressam amor por seus filhos tratando-os como se eles fossem da realeza”, afirma Keith Campbell, psicólogo da Universidade da Geórgia e coautor do livro Narcisism epidemic (Epidemia narcisista), de 2009, sem tradução para o português. “Eles precisam entender que seus filhos são especiais para eles, não para o resto do mundo.”
Em português, inglês ou chinês, esses filhos incensados desde o berço formam a turma do “eu me acho”. Porque se acham mesmo. Eles se acham os melhores alunos (se tiram uma nota ruim, é o professor que não os entende). Eles se acham os mais competentes no trabalho (se recebem críticas, é porque o chefe tem inveja do frescor de seu talento). Eles se acham merecedores de constantes elogios e rápido reconhecimento (se não são promovidos em pouco tempo, a empresa foi injusta em não reconhecer seu valor). Você conhece alguém assim em seu trabalho ou em sua turma de amigos? Boa parte deles, no Brasil e no resto do mundo, foi bem-educada, teve acesso aos melhores colégios, fala outras línguas e, claro, é ligada em tecnologia e competente em seu uso. São bons, é fato. Mas se acham mais do que ótimos.
CAMILA GUIMARÃES E LUIZA KARAM, COM ISABELLA AYUB  – Revista Época
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Você concorda que é a Educação moderna que está fazendo com que os jovens se tornem adultos imaturos ? Como você enquanto Educador pode contribuir para evitar que isto aconteça ? Quais ações você desenvolveria na sua sala de aula no relacionamento com seus alunos e quais sugestões você daria aos Pais para promover o amadurecimento dos filhos ?

sábado, 28 de julho de 2012

para refletir

Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Paulo Coelho

Para Ler E Refletir

O dia mais belo?Hoje.
A coisa mais fácil?Errar.
O maior obstáculo?O medo.
O maior erro?O abandono.
A raiz de todos os males ?O egoísmo.
A distração mais bela?O trabalho.
A pior derrota?O desânimo.
A primeira necessidade?Comunicar-se.
O que mais lhe deve fazer feliz?Ser útil aos demais.
O maior mistério?A morte.
Nosso pior defeito ?O mau humor.
A pessoa que nos é mais perigosa?A mentirosa.
O sentimento mais ruim?O rancor.
O presente melhor?O mais belo que possamos dar:o perdão.
O bem mais imprescindível?O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação que nos é mais agradável?A paz interior.
A maior satisfação?O dever cumprido.
O que nos torna mais humano,mais tolerante?A dor.
Os melhores professores?As crianças.
As pessoas mais necessárias?Os pais.
A força mais potente do mundo?A fé.
A mais bela de todas as coisas?O amor...sempre o amor!
                                                               Madre Teresa de Calcutá

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL




Dia 04 de Dezembro é o dia do Orientador Educacional.
Sinônimo de qualidade de ensino.
A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.
Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia


Orientação educacional: ressignificando seu papel no cotidiano escolar
Tratar da atividade de orientação remete a questões que entrecruzam funções não tão claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar.
Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, encontra-se:




Orientação - ato ou arte de se orientar; direção, rumo, guia, impulso.
Orientar - determinar os pontos cardeais em; marcar por meio de orientação; ajustar ou adaptar à direção dos pontos cardeais; guiar; dirigir; encaminhar; indicar o rumo a; reconhecer a situação em que se acha para se guiar no caminho; reconhecer, examinar com cuidado diferentes aspectos


A significação da palavra traz consigo a visão que se tem, na escola, do que vem a ser orientação: não permitir que haja desvios do caminho traçado, que os pontos cardeais estabelecidos sejam de fato a orientação segura que permita esse caminhar. Assim, tratar de orientação – como também de outras funções pedagógicas não diretamente ligadas à docência – envolve discutir relações de poder e controle na escola.

Errando para Acertar

Hoje aprendi que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
Hoje aprendi que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será apenas preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
Hoje aprendi que gasto muito tempo me preocupando com fatos que muitas vezes só existem na na minha mente.
Hoje aprendi que é necessário um dia de chuva para dar valor ao Sol, mas se eu ficar exposta muito tempo, o Sol queima.
Hoje aprendi que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.
Hoje aprendi que, não importa em quantos pedaços o meu coração esteja partido, o mundo não pára para que eu o conserte.
Hoje eu aprendi que, ao invés de ficar esperando alguém me trazer flores, é melhor eu plantar um jardim.
Hoje aprendi que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz. Cabe a mim a tarefa de apostar em meus talentos e realizar os meus sonhos.
Hoje aprendi que o que faz diferença não é o que tenho na vida, mas QUEM eu tenho. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Hoje aprendi que as pessoas mais queridas podem às vezes me ferir. E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.
Hoje aprendi que toda mudança inicia um ciclo de construção, se eu não esquecer de deixar a porta aberta.
Aprendi que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.
O meu futuro ainda está por vir.
Então aprendi que devo descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos meus sonhos.

Que tipo de pessoas vivem neste lugar?


Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou à beira de um oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:- Que tipo de pessoas vive neste lugar?- Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem? – perguntou, por sua vez, o ancião.- Oh! Um grupo de egoístas e malvados – replicou-lhe o rapaz. Estou satisfeito de haver saído de lá.A isso o velho replicou:- A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:- Que tipo de pessoas vive pôr aqui?O velho respondeu com a mesma pergunta:- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?O rapaz respondeu:- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste pôr ter de deixá-las.- O mesmo encontrará pôr aqui. – respondeu o ancião.Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:- Como é possível dar resposta tão diferente à mesma pergunta?Ao que o velho respondeu:- Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares pôr onde passou, não poderá encontrar outra coisa pôr aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos.

Estrelas

As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém…

Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu.
Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!

(atribuído a Antoine de Saint-Exupèry)

O Pote Rachado


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessado em seu pescoço.

Um dos potes tinha uma rachadura. Enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe, o outro chegava apenas com a metade da água.

Foi assim por dois anos, diariamente: o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe.

Claro que o pote estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas metade do que ele havia designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem, um dia a beira do poço:

- Estou envergonhado e quero pedir-lhe desculpas.
- Por que? - perguntou o homem. De que você esta envergonhado?
- Nestes dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade de minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho e não ganha o salário completo dos seus esforços. Disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão, falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho. De fato, a medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao longo do caminho, e isto lhe deu certo ânimo.

Mas ao final da estrada, o pote rachado ainda se sentia mal porque tinha a metade e de novo, pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse, então, o homem ao pote:

- Você notou que pelo caminho só havia flores do seu lado? Eu, ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no seu caminho. E cada dia, enquanto voltavamos do poço, você as regava.
Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça a sua casa.

"Cada um de nós temos "defeitos", todos nós somos potes rachados". Porém se permitirmos, podemos usar estes nossos defeitos para embelezar as nossas vidas.
Nunca tenha medo dos seus defeitos. Se você os reconhecer, eles poderão causar beleza.

Lembre-se sempre:

NUNCA TE JULGUES INÚTIL, DEUS TE FEZ SEM CÓPIA...


(autor desconhecido)


MENSAGENS REFLEXIVAS



... Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora. Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante. Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca ter pensado em desistir.

Não posso deixar de dizer que...

"Nunca deixe de fazer algo de bom que seu coração lhe pede. O tempo poderá passar... e a oportunidade também!!! Não esqueça que:
META - a gente busca;
CAMINHO - a gente acha;
DESAFIO - a gente enfrenta;
VIDA - a gente inventa;
SAUDADE - a gente mata;
SONHO - a gente realiza..."


"Eu só posso estar na vida do outro para fazer o bem, para acrescentar, caso contrário, eu sou perfeitamente dispensável." (Pe. Fábio de Melo)

RENOVANDO AS FORÇAS

Oração do Orientador Educacional
Fazei Senhor, Com que eu esteja sempre disponível a colaborar com a construção de uma nova educação; Que eu tenha ouvidos para ouvir todos os que me procuram: Cada pai, cada mãe, cada aluno, cada professor; Que eu desenvolva a capacidade de somar experiências e dividir conhecimentos, contribuindo para a construção de uma Escola mais humana; E que eu cale no momento adequado, treinando a minha habilidade de saber ouvir; Que eu mantenha um sorriso nos lábios e ofereça a todos que me procurarem dando-lhes o aconchego da alma; Só assim, Senhor Conseguirei ser um profissional eficiente e colaborador para com a minha comunidade e a educação na qual acredito. Obrigada!
 
Maria Irene Serafim de Souza
Orientadora Educacional - Liceu do Crato - Ce 
As mudanças que ocorreram na educação leva-nos a criar desafios urgentes para ressignificar conceitos, valores, olhares e vivências, para permitir o diálogo com o outro; seja este o(a) aluno(a), o(a) colega de trabalho, a família ou o objeto de conhecimento. Neste contexto, o SOE caminha juntamente com pais e professores na busca de alternativas para minimizar dificuldades pedagógicas, investigando as implicações sociais, cognitivas e emocionais de aprendizagem.

     Contudo, se propõe em desenvolver um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, ético, político, educacional e vocacional.

"A missão do orientador educacional

não é de brilhar como os faróis,

mas discretamente iluminar os caminhos alheios."
Dicas para Estudar
Como fazer referências bibliográficas



Reunir material e pesquisar, tudo bem.
Escrever o texto final, também. O grande problema surge no último momento: como organizar as referências bibliográficas e citar corretamente os vários materiais reunidos? Para evitar essa situação, nós fizemos um resumo básico das normas usadas.



Fique ligado!
No Brasil, as regras para referências bibliográficas são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Mas atenção: algumas universidades têm padrões próprios para formatação de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Por dentro da técnica de seminário



Apresentar um bom seminário não é simples. A tarefa requer do estudante tempo para pesquisar e preparar o material. Os mais tímidos, então, têm de se preparar emocionalmente para falar diante da turma. Veja aqui algumas dicas para você realizar melhor essa técnica.

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Aprenda a fazer trabalho em grupo



Trabalho em grupo não é Frankenstein: todo retalhado. Nem receita para criar um monstrinho: cada pedaço é feito por um aluno. Juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o resultado é um filme de terror! Cuidado! Essa é a forma errada de construir um trabalho em grupo.
Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes. Para isso é preciso organização, bom senso e arregaçar as mangas para pesquisar. Veja aqui nossas dicas para você e seu grupo tirarem nota dez!


Mãos à massa! Vamos fazer um trabalho nota 10



Para você, pesquisa é sinônimo de chatice? Ou – o que é pior – de cópia de textos e livros? Pois saiba que um simples trabalho pedido pelo professor pode ser a oportunidade de descobrir muitas coisas interessantes. Para isso, siga nossas dicas para organizar seu trabalho e inicie essa grande aventura pelo desconhecido. E, de quebra, garanta uma boa avaliação.

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Características que valorizam o Professor(a) Nos dias atuais.

  A rede particular não promove concursos para escolha do corpo docente, é criteriosa na hora da seleção. As escolas avaliam currículos, fazem entrevistas detalhadas e observam as aulas ministradas pelos candidatos.

O mínimo que esperam do professor é que domine o conteúdo de sua disciplina, saiba planejar bem suas aulas e consiga avaliar seu aluno de maneira global. Mais isso não é tudo.

O Professor não baseia mais suas aulas unicamente no livro didático. Comentários sobre reportagens vistas pela turma no telejornal do dia anterior ou a análise das razões que levaram um aluno a praticar um ato de violência podem ser igualmente enriquecedores.

Para dar conta de atividades como essas, o professor precisa estar muito bem preparado.

A seguir, eis algumas características e alguns requesitos referentes à prática do professor que são importantes nos dias atuais.
Faça também o teste para uma Auto avaliação:
Professor fique de Olho no Seu Futuro Profissional



  • 1. EXPERIÊNCIA ANTERIOR
    As escolas evitam contratar o professor que passa um ano em cada emprego, mudando constantemente de metodologia.
    Permanecer em uma escola o tempo suficiente para propor um trabalho e concluí-lo é essencial.
  • 2. CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA

    Na maioria das escolas particulares, desde a Educação Infantil as crianças têm aulas em laboratórios de informática.
    Não basta saber operar um computador.
    É preciso utilizá-lo como uma ferramenta no desenvolvimento de habilidades e para enriquecer as aulas das diversas disciplinas do currículo.
  • 3. LEITURA VARIADA

    Ser bem informado é requesito básico para qualquer professor. Como fonte de informação, considere revistas, jornais e livros de literatura (essenciais para a formação cultural).
    Obras sobre Educação são um capítulo à parte.
    Por meio desse tipo de leitura o docente pode se atualizar profissionalmente, conhecendo novas metodologias e os resultados das últimas pesquisas em sua área.
  • 4. ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

    É importante estar sempre se reciclando por meio de cursos ou da participação em congressos e seminários.
    Os temas podem ser relacionados à disciplina específica lecionada pelo professor ou nesmo a assuntos mais gerais.
    Nesse ponto entram temas como a influência da TV sobre os jovens, a gravidez na adolescência, a sexualidade e as drogas.
  • 5. POSTURA PESSOAL

    Bom relacionamento com os colegas é fundamental. Nesse ponto se inclui a capacidade de trabalhar em equipe.
    O professor deve ter facilidade para estabelecer relações entre seu trabalho e dos colegas. Só assim a escola poderá obter bons resultados em projetos interdisciplinares.
  • 6. DOMÍNIO DE CLASSE

    O Professor deve saber estabelecer regras junto com sua turma.
    Cabe a ele fazer valer essas regras de maneira justa e democrática.
    É preciso mostrar aos estudantes as consequências de suas atitudes na classe, na escola ou na sociedade.
  • 7. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS

    De acordo com a linha da escola, será pedido um perfil do professor. Se a escola for católica, escolherá o professor que dá importância a valores como a solidariedade. Se for tradicional, escolherá um professor de postura mais rígida.
    Porém, há características valorizadas de maneira geral, como a criatividade, o dinamismo, a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se a mudanças.
  • 8. DOMÍNIO DE LÍNGUAS

    Saber Inglês, principalmente para facilitar o acesso a fontes de informação diversificadas, inclusive a Internet, tem sido cada vez mais importante.

    Fundamental, no entanto, é falar e escrever corretamente o Português.

Fonte: Fundação Victor Civita - São Paulo - Brasil
 

 
Contos da tradição oral de todos os tempos, do Brasil e Portugal

Contos infantis que podem ser intepretados livremente pelas crianças

 
 
VOCÊ É O QUE MAIS PRATICA

O que você mais praticaré o que você será.
Se você tem o hábito de se retesar toda vez que surge um problema, agindo como se a vida fosse uma emergência, infelizmente sua vida será um reflexo dessa prática.
Se você costuma a reagir às críticas, com uma atitude defensiva, insistindo em estar sempre certo, você será frustado porque, de certa maneira, procurou procurou a frustação.
Do mesmo modo, entretanto, se você escolher cultivar a paciência, a compreensão, a compaixão, a humildade e paz, você se beneficiará desta prática.
Ajuda imensamente tornar-se consciente de seus hábitos interiores e exteriores.
Onde você costuma focalizarsua atenção?
Você cultiva hábitos que conduzem a uma vida mais harmoniosa?
 O que você costuma dizer de sua vida?
Estas e outras perguntas ajudam a determinar quais são suas práticas interiores e exteriores.
Se tiver sempre em mente que você é o que pratica, começará a escolher diferentes práticas para sua vida.
Parabéns aos alunos José Ailton Rodrigues, Francisco Diego de Oliveira Martins, Antonio Clailton P. Venâncio, Clessiana de Oliveira Lopes, Ivanisevic Agnes de sousa Matos e Amadeu Mariano da Silva Neto pelo o sucesso obtido no SPAECE. Estes alunos receberão um computador pelo o seu desempenho. Parabéns tbm aos professores e toda equipe escolar pelo o trabalho desenvolvido.
Irene Serafim - orientadora Educacional do Liceu do Crato

sábado, 21 de julho de 2012

Curta as ferias
 
Tarefa de Ferias

  Descanse mais, durma mais, sorria mais.
  Fique longe do giz, do apagador, do Diario de classe.
  Assista videos legais, ouça musicas bacanas.
  Reveja os amigos.
  Curta a praia, sorvete, agua de coco e rede
  Deite na grama, curta o campo, ande com os pes descalços
  Arrume o jardim, faça uma horta, plante flores
  E no final das ferias, so no final, retome a rotina........renovada para o 2o. semestre

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Introdução:
Muitos não sabem para o que ele serve. Outros nunca participaram de um. A grande maioria nem quer ouvir falar nele. E é quase um consenso geral de que ele não serve para nada ! Você sabe do quê estou falando ?  Se respondeu: Conselho de Classe, acertou !
Agradeço a todos os Professores que colaboraram postando comentários no nosso blog e compartilhando suas experiências no que refere-se a participação nos Conselhos de Classe, inclusive com algumas sugestões muito pertinentes e interessantes. Espero que todos tenham lido. Afinal é esta a ideia do SOS Professor, ser um espaço colaborativo, um ambiente onde possamos compartilhar aprendizados e enriquecer nossa prática.
Conselho de Classe que não resolve nada:
O vídeo “ Conselho de Classe” que é um trecho do filme Entre os Muros da Escola, reflete bem a realidade da grande maioria das nossas Escolas, excetuando pela participação das alunas representantes de sala, o vídeo é uma cópia, sem tirar nem por, do que vivenciamos nos Conselhos de Classe pelo Brasil afora.
O grupo reúne-se e então  os Professores sentem-se livres para manifestarem-se sobre os alunos. Os diálogos versam sempre sobre o comportamento e problemas de indisciplina do aluno, tendo seu desempenho e sucessos desconsiderados.  São diálogos entrecortados de comentários, opiniões, juízos de valor, julgamentos, preconceitos e achismos. Onde todos buscam o apoio e anuência uns dos outros como que para validar as afirmações feitas.
 Muitas vezes o fracasso do aluno é atribuído a causas psicológicas e então são emitidos juízos de valor  baseados no senso comum e não em laudos diagnósticos ou fonte segura que o ampare. Ao invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação pedagógica, e a eficiência da prática pedagógica do professor, o Conselho presta-se apenas para apontar e julgar comportamentos.
Neste modelo de  Conselho de Classe, nada de fato é discutido e de fato nada é solucionado. Todos desabafam, todos discorrem livremente suas angústias, alguns nem falam pois não são apoiados nas suas colocações, então tudo fica na mesma.
Qual a finalidade do Conselho de Classe :

Antes de debatermos como deve ser realizado um Conselho de Classe, preciso esclarecer qual é a finalidade do mesmo. É preciso saber o porquê deste tipo de Reunião, para quê ela é realizada, e qual é o papel das pessoas que lá estão.
A palavra “ conselho” vem do latim  consiliu e, conforme o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa tem os seguintes significados: 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3 Tribunal. 4 Reunião ou assembléia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino.
Assim, é correto afirmar que quem aconselha deve ser uma pessoa prudente, ter bom senso, discernimento, domínio próprio, autoridade e notório saber na questão consultada. Desta forma fica claro que ninguém consultará a vizinha sobre um investimento na Bolsa de Valores, ou a Merendeira se um aluno necessita de tratamento Psiquiátrico. É preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações.
Daí a importância da Educação Continuada, pois , especialmente no nosso caso, enquanto Educadores, não podemos resvalar no senso comum, achismo é coisa de gente que não está preparada devidamente para argumentar. Devemos ter bases sólidas e seguras, não apenas na nossa área de atuação, mas dentro do possível estarmos atualizados sobre o que ocorre em áreas correlacionadas a nossa. Buscar o conhecimento tem de ser um estilo de vida, e não apenas a busca de um certificado.
Fiz esse recorte para que você compreenda que um Conselho é composto de pessoas, e estas exercerão o papel de Conselheiros, que terão o objetivo de ponderar, aconselhar, orientar, propor, discernir as melhores intervenções e soluções para uma determinada questão. Mas quais questões esses “ Conselheiros” terão de ponderar e aconselhar ?
Bem, o Conselho de Classe  é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Reflita por um momento: um Conselheiro preparado poderá ser justo, sábio e ponderado no momento de deliberar. Já um Conselheiro despreparado, relapso com suas funções, incompetente na sua área de atuação e negligente com suas tarefas jamais poderá contribuir com soluções para o crescimento dos Alunos, da  Equipe ou da  Instituição.
Que tipo de Conselheiro você desejaria ter ao seu lado no  próximo Conselho de Classe ?
 Sugestões para um Conselho de Classe eficaz:
A grande maioria das Escolas está utilizando um modelo de Conselho de Classe que não funciona, ou que não atende totalmente aos objetivos de um Conselho de Classe, o qual  não se restringe apenas a discutir notas  ou comportamentos dos alunos.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
  1. Aprendizagem dos alunos
  2. Desempenho dos docentes
  3. Resultados das estratégias de ensino empregadas
  4. Adequação da organização curricular
  5. Outros aspectos referentes a esse processo
Abaixo algumas sugestões para você estruturar seu próximo Conselho de Classe:
. Pré-Conselho com a Turma:
  – Rendimento Turma: logo após as provas realize com a Turma um Pré-Conselho, selecione os itens que deseja medir o avaliar com a turma tais como: rendimento da classe (media geral da sala), comportamento, participação, comprometimento, etc.
 - Rendimento Professor: peça para a turma Avaliar o seu Desempenho  no que refere-se a: Metodologia utilizada, Atividades, Ritmo da Aula, Práticas de Ensino, Organização dos Espaços da sala, etc.
- Metas/Combinados: discutam intervenções para implementar as mudanças que forem necessárias para a correção dos problemas levantados por ambos os lados
. Diagnóstico da Turma:
  Você já elaborou o diagnóstico de cada aluno no início do ano. Então transcreva esses dados em uma única Ficha e leve para os Conselheiros apenas com os casos mais delicados para serem discutidos.  Aborde o rendimento pedagógico, comportamento, resultados alcançados, outras questões que estão interferindo na vida do aluno. Lembre-se Você conhece o seu aluno, porém os demais Conselheiros talvez não estejam totalmente a par de determinados detalhes, e isso pode fazer toda a diferença na hora de ponderar a melhor intervenção.
. Conselho em 2 Atos:
Neste caso o Conselho seria realizado em 2 momentos distintos, onde no 1º. Momento contaria com a presença de Representantes de Classe, e no 2º. Momento apenas com os Professores.
Obs: Caso a Turma já tiver realizado o Pré Conselho com o Professor em Sala de Aula não haveria a necessidade de realizar o Conselho de Classe em 2 Atos.

1º. Ato: Participação Representantes de Turma  (debate de questões relativas a Turma)
Neste momento ocorreria a participação de Representantes de Turma, pois os Representantes discorreriam sobre  as mudanças e/ou problemas que gostariam que fossem solucionados no que refere-se a didática do Professor, metodologia, postura, etc.
Os Professores, por sua vez, colocariam as questões que estariam enfrentando com aquela Turma . Todos debateriam algumas proposições, e já ficaria definido as intervenções a serem adotadas. Seria registrado em Ata para as Representantes assinarem e então este momento seria finalizado.
2º. Ato: Conselho apenas com Professores
Neste momento o Conselho seria realizado apenas com os Professore, sem os Representantes de Turma, onde seriam discutidos os casos individuais dos alunos, bem como os demais assuntos.
CONCLUSÃO:
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os  professores com o objetivo de refletir sobre a  aprendizagem os alunos e o processo de ensino.
Pedir que os alunos se avaliem, reflitam sobre suas falhas, sobre sua atuação é fácil, o difícil é os professores fazerem o mesmo. Para exercitar essa difícil prática é que o conselho deve começar com a autocrítica dos professores.
O que o professor diz na autocrítica deve servir como elemento para a coordenação ajudá-lo a superar as dificuldades apresentadas, confrontar o problema com os que os outros professores também apresentam para, juntos, buscarem a superação. A coordenação dever ter claro que, também, a avaliação, não é para classificar o professor e sim ajudá-lo a desempenhar melhor o seu trabalho.
Ao fazer o Conselho de Classe contemplando seus reais objetivos a Escola atinge os seguintes resultados:
• Promove uma visão  abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valoriza o progresso individual do aluno, seu  comportamento cognitivo, afetivo e social ;
• Reconhece o contexto familiar em que o aluno está inserido;
• Incentiva a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Propicia  mudanças tanto na prática  docente,  no  curriculo e na dinâmica escolar;
• Traça metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
Há outros problemas sérios que contribuem para o fracasso escolar, tais como a negligência da família, a capacitação deficiente, a falta de estrutura,  a indisciplina, etc, etc.
Por outro lado não podemos cair na armadilha de que tudo é a estrutura, a lei, o sistema e ninguém assume nada. Pois há condições às vezes de mudanças significativas, com as reais condições de um instrumento  que a escola  já apresenta e que está em nossas mãos fazer uso: o Conselho de Classe.
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Bibliografia :
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
_____. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.